Treinamento com pesos não é a mais popular entre as atividades físicas, porém a mais usada
Com o avanço tecnológico e o aumento do sedentarismo em todo o mundo, muito se fala a respeito dos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode proporcionar, sejam estéticos, de condicionamento para alguma atividade específica ou melhoria na saúde geral.
A popularidade da atividade física cresceu muito nos últimos anos devido, principalmente, ao fato de que pequenas doses podem ser importantes para prevenção de doenças crônicas degenerativas ou doenças crônicas não-transmissíveis como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e obesidade.
Segundo o colégio americano de medicina do esporte (ACMS) a dose atual de atividade física recomendada para promoção de saúde é de no mínimo 30 minutos de atividades moderadas na maioria ou em todos os dias da semana, sendo esta atividade de forma contínua ou acumulada, isto é, podem ser feitos 30 minutos contínuos ou em três períodos de 10 minutos ou, ainda, 20 minutos de atividade física vigorosa com freqüência de três dias na semana.
De onde veio essa recomendação Ela surgiu com o propósito de encorajar o aumento da participação em atividades físicas da população americana sedentária e foi baseada em diversos estudos populacionais nos Estados Unidos, onde os pesquisadores observaram que doses de atividade física diária ao longo da vida apresentam muitos benefícios, um exemplo disso é o número de vovós vivas em relação ao número de vovôs, isto porque após a aposentadoria os homens tendem a cessar as atividades, enquanto as mulheres mantêm um maior nível de atividade física em casa, como lavar, passar, limpar a casa e cozinhar.
Lembrando que essa recomendação é para prevenção de doenças e não tratamento, em segundo lugar ela surgiu para atender as necessidades de todos na questão da atividade física para a saúde, inclusive aqueles que não tem condições de frequentar uma academia de ginástica, levando em consideração também a atividade física no trabalho.
Quanto ao conceito, atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso (Caspersen et al, 1985), dessa forma, ações como levantar os braços ou simplesmente movimentar as pernas podem ser consideradas atividades físicas.
No entanto, exercício físico não é sinônimo de atividade física, este é considerado uma subcategoria da atividade física. Exercício Físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
Já o termo ‘’esporte’’ é definido por um sistema de práticas corporais que envolvem atividades de competição fundamentadas na superação de competidores, marcas, ou resultados estabelecidos anteriormente pelo próprio esportista.
E quanto ao treinamento com pesos, que é do nosso maior interesse, onde fica nessa história toda? Acredito que nem é preciso descrever aqui os benefícios que ele pode trazer a saúde, isto está mais que comprovado cientificamente e empiricamente, e além de tudo ainda é muito útil no tratamento de algumas doenças crônicas.
No caso de idosos, por exemplo, podemos perceber que há um grande declínio da força muscular devido à atrofia desse tecido, o que dificulta muito a vida cotidiana desses indivíduos tornando-os dependentes funcionalmente de outras pessoas em tarefas simples como levantar de uma cadeira, o treinamento com pesos pode ser muito bem vindo em tal situação.
Quanto à estética, ele é o mais indicado para modelagem do corpo, ou seja, é o melhor tipo de treinamento para grandes alterações morfológicas. No esporte de alto rendimento podemos ir ainda mais longe, pois todos os atletas de outras modalidades fazem musculação seja pra evitar lesões com o fortalecimento muscular ou pra melhora no desempenho.
Além do que, é indicado até mesmo para jogadores de xadrez ou sinuca, pois está comprovado que o treinamento com pesos melhora o estado de concentração e até a memória.
Trata-se de uma modalidade de atividade física sistematizada composta de variáveis como volume, intensidade, freqüência, duração, recuperação, tipos de equipamento e treinamento individualizado.
Por nos permitir, através do total controle de cargas e intervalos, determinar com precisão a intensidade de cada exercício para cada segmento a ser treinado, o treinamento com pesos pode ser considerado a melhor maneira de se iniciar um programa de atividades físicas, desde que devidamente orientado.
Tendo em mãos a possibilidade de controlar tantas variáveis é que podemos respeitar as limitações e explorar as aptidões de cada um, montando um programa de treinamento que seja direcionado para o objetivo do indivíduo. Enfim, esses fatos nos levam a concluir que o treinamento com pesos não é a mais popular entre as atividades, porém é a mais usada.
Leandro Camargo
Personal Trainer
Nenhum comentário:
Postar um comentário