terça-feira, 29 de março de 2011

Patinação

patinagem de velocidade (português europeu) ou patinação de velocidade (português brasileiro), também conhecida como speed skating, é um desporto praticado em pistas de gelo. A sua entidade reguladora internacional é a ISU. A maior parte das provas são em forma de contra-relógio. Nas provas individuais, os atletas correm geralmente em pares à volta de uma pista de 400 metros no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Correm em faixas separadas e trocam de faixa uma vez por volta. A velocidade dos competidores pode chegar a 60 km/h. Trocas de faixa irregulares, contacto e obstrução são motivos para desqualificação dos atletas envolvidos. As competições podem ser de distancias individuais, allround, sprint ou de equipas.



Provas

Distâncias individuas

Cada participante percorre a distância uma vez e quem tiver o melhor tempo vence. Os 100 e 500 metros podem constituir excepções.

500m

Nas provas mundiais e olímpicas dos 500 metros há duas corridas. O vencedor é então quem tem o melhor tempo total. Isto acontece para deixar cada atleta partir uma vez na faixa interior e uma na exterior. Assim anula-se a desvantagem de ter a faixa interior na última curva. A velocidade sendo maior do que na primeira curva, também é maior a dificuldade do atleta em manter-se na sua faixa, e sobretudo perto do limite interior. Pode vir a haver um sério debate sobre esta regra. Em 2008, novos calculos mostraram que mesmo com maior velocidade do que há poucos anos atrás, esta desvantagem pode já não existir, talvez devido ao mais recente tipo de patins. Por outro lado, acabar na faixa interior dá umavantagem significativa nos 1000 metros.

100m

Os 100 metros chegaram a fazer parte da taça do mundo. Podem ser disputados por 2 ou 3 atletas de cada vez e pode haver eliminatórias.

Em jogos olímpicos, campeonatos mundiais de distãncias (desde 1996) e taça do mundo compete-se nas distãncias de:
500m, 1000m, 1500m, 5000m, 10000m, homens, e
500m, 1000m, 1500m, 3000m, 5000m, mulheres.
Os 500m, 1500m, 5000m e 10000m masculinos fazem parte dos jogos olímpcos de inverno desde o início em 1924.

Prova de equipas

Na prova de perseguição por equipas, duas equipas de três patinadores largam ao mesmo tempo, de lados opostos da pista. Os homens fazem oito voltas, e as mulheres seis, sem separação de faixas. É prova olímpica e também da taça do mundo e do campeonato mundial de distâncias. É organizada como um contra-relógio no mundial de distâncias e taça do mundo, mas na estreia olímpica em 2006 funcionou por eliminação.os homes na frente e as mulheres traz o pinto do homem

Allround

Os atletas fazem quatro corridas em dois ou três dias, geralmente com um numero limitado a qualificarem-se para a última e mais longa.
Homens: 500m, 1500m, 5000m, 10000m
Mulheres: 500m, 1500m, 3000m, 5000m
Em cada corrida os pontos obtidos são iguais ao tempo médio por cada 500 metros. O atleta com a pontuação mais baixa vence. Allround é a forma de campeonato com a mais longa existência ininterrupta, embora com algumas modificações. O primeiro campeonato mundal foi em 1889, e o primeiro sob os auspícios da ISU em 1893. Mesmo assim só foi prova olímpica uma vez, em 1924, e só apareceu para uma breve experiência na taça do mundo. Há campeonatos mundiais e europeus, e registam-se recordes mundiais de pontos.

Sprint

O mesmo sistema de pontos do allround, mas são duas corridas de 500 metros e duas corridas de 1000 metros. O primeiro campeonato mundial oficial de sprint foi em 1972.

Outras provas e modalidades relacionadas

Nos jogos olímpicos de 1932 em Lake Placid, Estados Unidos, o formato escolhido foi o de partida em linha, devido a popularidade deste estilo de competição na América do Norte. Hoje há poucas competições de alto nível desta variedade na patinagem de velocidade propriamente dita. No entanto, existem algumas corridas, incluindo as maratonas que podem ter lugar em pistas de 400 metros. Patinagem de pista curta também tem partida em linha. Nos Países Baixos pratica-se o kortebaan, que se disputa em pistas rectas de 140-160 metros. No supersprint as distâncias são 2*100m e 2*300m. Na Suecia organizam-se corridas recreativas e de competição em lagos quando há gelo. Podem variar de 5 a 200 km. Nos Países Baixos, o clima muitas vezes não permite estas corridas, mas existe agora uma pista de 5 km com refrigeração artificial.

MMA - Mixed martial arts


As artes marciais mistas (frequentemente conhecidas sob seu acrônimo em inglês: MMA - Mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.
Algumas organizações que organizam torneios de artes marciais misturadas são Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships. Em opinião popular, os termos artes marciais misturadas e vale-tudo tem o mesmo significado. Entretanto, as diferenças entre estes termos devem ser reconhecidas e ambos devem ser distinguidos do termo full contact ("contato pleno").

A história das artes marciais mistas

Escultura representando o Pankration.
O pankration era um estilo antigo de combate sem arma. Os gregos antigos introduziram esta disciplina nos Jogos Olímpicos em 648 d.C. Algumas exposições públicas de combates ocorreram no fim do século 19. Representavam estilos diferentes de luta, incluindo jujutsu, luta greco-romana e outras lutas em torneios e desafios na Europa inteira. Depois da Primeira Guerra Mundial, a luta nascia outra vez em duas correntes principais. A primeira corrente era uma competição real; a segunda, começou a depender mais na coreografia e nas exposições grandiosas de público que resultou na luta profissional.
As artes marciais misturadas modernas têm suas raizes em dois acontecimentos: os acontecimentos de vale-tudo no Brasil, e o shootwrestling japonês. Nesse tempo eles foram mutuamente ligados, mas foram separados.
O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da luta marcial brasileira Gracie Jiu-Jitsu, convidou cada competidor de modalidades de luta diferentes. Isso era chamado de "Desafio do Gracie". Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e principalmente, Rickson Gracie, mantiveram este desafio que passaram a se dar como duelos de Vale Tudo sem a presença da mídia.
No Japão, década de 80, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas. Eram as forças que produziram o shootwrestling e eles, mais tarde, causaram a formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais misturadas conhecida como shooto. As artes marciais misturadas obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC.

Com o sucesso do UFC, os japoneses criaram o Free Style Japan Championship ou Open Free Style Japan em 1994 (eram os dois maiores torneios de MMA do mundo), sendo vencido todas as duas primeiras edições (1995 e 1995) por Rickson Gracie o que era um grande lutador de Vale Tudo do Brasil na década de 1970 e 1980 e que agora fazia também lutas em MMA no Open Japan, enriquecendo-se com isso, lutando também nas Primeiras edições do PRIDE Fighting Championships.
Ao contrário do PRIDE que reinou absoluto entre 1997-2007, O UFC passou a ficar em baixa, perdendo valor e sendo proibido em vários estados dos Estados Unidos.
Em 2001 o ex-empresário de boxe Dana White convenceu os amigos de infância Lorenzo e Frank Fertitta, donos da rede de Cassinos Station, a comprarem o UFC. Os três fundaram uma empresa chamada Zuffa e compraram o UFC por apenas 2 milhões de dólares. Após várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o esporte em praticamente todos os estados americanos.
Em 2007 O UFC compra o Pride, levando vários atletas do Japão para os EUA e tranformando o UFC na maior organização de MMA do planeta. Hoje o UFC tem um preço estimado de mais de 1 bilhão de dólares e domina mais de 90% do mercado mundial de MMA.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org

Golfe


O golfe criado pela escocesa, inspirado num jogo romano chamado Paganica. Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bolinha ao longo de um percurso que termina num buraco - onde a bolinha deve cair. O golfe é jogado em campos de relva, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objectivo do jogo é colocar a bolinha nesse buraco com o mínimo de tacadas possível. Para dificultar a tarefa, o trajecto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com relva mais alta.
O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados mesmo de buracos. Assim, um jogador diz que está no buraco 12, por exemplo, quando está percorrendo o caminho que leva ao buraco de número 12. O número de tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem "fizer" os 18 buracos com um menor número de tacadas. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos quatro quilômetros por jogo. Uma partida costuma durar em média quatro horas.
As mulheres começaram a jogar golfe profissionalmente somente em 1944.

Tacos de golfe.

Hole in one é a jogada na qual o golfista acerta a bola no buraco com apenas uma tacada. As competições profissionais costumam oferecer prémios especiais para quem consegue realizar essa proeza. Nas competições amadoras, o costume é o jogador que fez o hole-in-one oferecer aos outros jogadores presentes no clube, como uma refeição ou bebidas. As regras de golfe proíbem que amadores recebam dinheiro.




Hole in one

Holes in one consecutivos

Laura Cox foi a primeira golfista a conseguir dois holes in one em dois buracos consecutivos. Isso aconteceu em Maio de 1977, em Sydney, na Austrália. Nenhum homem tinha conseguido essa proeza antes.

Vocabulário do golfe

Pontuação

Consoante o número de tacadas, há um termo especifico, sendo estes aqui referenciados:
Nº de tacadasTermo especificoDefinição
-4Condor (ou double-albatross)[1][2]Quatro tacadas abaixo do par
-3Albatross (ou double-eagle)Três tacadas abaixo do par
-2Eagle (ou double-birdie)Duas tacadas abaixo do par
-1BirdieUma tacada abaixo do par
0ParNúmero de tacadas igual ao par
+1BogeyUma tacada acima do par
+2Double bogeyDuas tacadas acima do par
+3Triple bogeyTrês tacadas acima do par
+4Quadruple bogeyQuatro tacadas acima do par

Caddie

Caddie ou cádi[1] é o nome que recebe o carregador da bolsa com os tacos do golfista. Apenas em 1980 as mulheres também passaram a ser aceitas como caddies. O conhecimento do campo de golfe e a observação constante dos jogadores permitiu que muitos deles se tornassem golfistas ou professores de golfe. Os caddies são considerados esportistas.

Caddie avançado (forecaddie)

Um caddie avançado, é uma pessoa nomeada pela Comissão Técnica para indicar aos jogadores a posição das bolas durante o jogo. Ele é um agente externo.

Tee


Tees
Tee é o nome dado ao pino que pode ser usado sob a bola apenas na tacada inicial ou em condições extraordinárias de jogo (tee up)

Par

Par é o número de tacadas a fazer num determinado buraco.
O Par de um buraco é determinado essencialmente pela sua distancia.
Assim um buraco até 240 metros é um par 3, de 250 a 440 é um par 4 e de 450 a 620 é um par 5.
Da soma do Par dos 18 buracos resulta o Par do campo.

Birdie

Birdie é como é chamada a jogada onde coloca-se a bola no buraco com uma tacada a menos que o respectivo par.

Bogey

Quando se faz uma tacada acima do par. Se o buraco, por exemplo, é de par 4 e o jogador faz 5 tacadas, diz-se que ele fez um bogey.

Green

O «green» é toda a zona do buraco que está a ser jogado especialmente preparada para jogar com o «putter», ou de outra forma definida como tal pela Comissão Técnica.
Uma bola está no «green», quando qualquer parte da bola toca no «green».

Bandeira (flagstick)

A «bandeira» é uma haste rectilínea, móvel, com ou sem um pano de bandeira ou outro material pendurado, centrada no buraco para mostrar a sua posição. A sua secção transversal deve ser circular.

Juiz árbitro (referee)

«Juiz árbitro» é uma pessoa nomeada pela Comissão Técnica para acompanhar os jogadores a fim de decidir sobre questões de fato e aplicar as Regras. Ele deve atuar sempre que notar ou lhe for comunicada qualquer infração às Regras.
Um juiz árbitro não deve assistir à bandeira nem estar junto do buraco ou marcar a sua posição nem levantar ou marcar a posição da bola.

Bola em locais estranhos

Se a bola de golfe cair dentro de um lago perto do campo, o jogador poderá tirá-la e colocá-la o mais próximo do local onde a bola caiu. Por isso, receberá a penalidade de uma tacada extra. Caso o obstáculo seja uma banca de areia, não há nenhuma penalidade, o jogador tem de jogar dentro desse obstáculo.

Principais torneios do mundo

O PGA Tour, principal circuito do golfe mundial, conta com 4 grandes torneios chamados de Major, são eles:
  • Masters
  • U.S Open
  • British Open
  • PGA Championship

Principais torneios do Brasil

No Brasil o golfe é praticado em sua grande maioria por esportistas amadores. Porém existe uma grande variedade de torneios realizados pelos Clubes Regionais, pelas Federações e pela Confederação Brasileira de Golfe.
Retirado do site: http://pt.wikipedia.org

Ciclismo

Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.


Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como desporto, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.
No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Down Hill que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado Downhill urbano ou DHU). Em Lisboa, o mais famoso evento desta disciplina é o Lisboa Down Town que se realiza anualmente em Maio e que consiste na descida da encosta do Castelo de São Jorge até ao arco da Red Bull.
O ciclismo é sinónimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios, é comum amigos com interesses afins se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta, quer no monte ou em estrada aos locais mais inóspitos e selvagens, regado a muita amizade e solidariedade. O praticante do ciclismo chama-se ciclista.
Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como óptimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.
O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista.
O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos.


A decisão de caminhar, praticar ciclismo ou realizar outro esporte/desporto deve ser acompanhada de uma série de cuidados, com o objetivo de preservar nossa saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos.

Cuidados

· Deve dar-se preferência para o período vespertino (ao final da tarde), principalmente os portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos. Porém, quando se mantém um horário fixo, nosso organismo se adapta melhor. É de fundamental importância que a pessoa cardíaca consulte seu médico para verificar se pode exercitar-se sem riscos;
· Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um reproductor portátil de música pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar;
· O aquecimento é importante. Devem fazer-se alongamentos durante 10 minutos antes e após a atividade física;
· Alimentar-se com uma fruta ou suco/sumo (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades;
· Procurar um local com aclives e declives suaves (quanto mais plano melhor). No caso da bicicleta, os aclives são desejáveis para momentos de se pedalar em pé;
· Evitar sol forte e/ou frio intenso;
· Caminhar, pedalar ou nadar continuamente. A carga e a frequência da prática devem ser observadas de acordo com a exigência de cada organismo, conforme recomenda o Colégio Americano de Medicina do Esporte/Desporto (American College of Sports Medicine – ACSM), conforme cálculo que pode ser feito por cada indivíduo, dependendo do objetivo do exercício.
Devemos dar preferência para caminhar, pedalar ou nadar em um só período. Ao término da atividade física devemos sentir-nos bem. A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado que pare. Depois, é recomendável um contato com o médico.


Cálculo da frequência cardiorrespiratória

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine – ACSM) realizou estudos que indicaram a frequência cardíaca e o tempo que um determinado exercício deve durar, dependendo da capacidade física do indivíduo. Aqui estão dividido em alguns tópicos para a facilitar a compreensão.
É de fundamental importância levar em consideração que para cada objetivo é necessário que se observe o que é recomendado pelo ACSM em termos de frequência da prática esportiva e a frequência cardíaca a ser implementada. Para emagrecimento, existe um cálculo específico (veja exemplo).
Esses cálculos e recomendações de períodos valem para todas as práticas esportivas.
Quem quer perder peso: O ideal durante o exercício é que se fique entre 60% e 65% da capacidade cardiorrespiratória que é calculada assim:
(FCME = Frequência Cardíaca de Esforço)
(FCR = Frequência Cardíaca de Repouso, que é medida após ficarmos 10 minutos sentados e sem falar)
(FCRR = Frequência Cardíaca de Reserva)
220 – idade = FCE
FCE – FCR = FCRR
FCRR x 0,60 = P
FCRR x 0,65 = Y
P + FCR = Limite inferior de trabalho da frequência cardíaca
Y = FCR = Limite superior de trabalho da frequência cardíaca
Exemplo:
FCE = 220 – 19 = 201
FCRR = 201 - 76 = 125
P = 125 x 0,60 = 75
Y = 125 x 0,65 = 81,25 = 81
Limite inferior de trabalho da frequência cardíaca = P + FCR = 75 + 76 = 151
Limite superior de trabalho da frequência cardíaca = Y = FCR = 81 + 76 = 157


Retirado do site: http://pt.wikipedia.org