sábado, 26 de março de 2011

Arco e Flecha


tiro com arco, prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história.[3] A introdução de armas de fogo retirou do arco e flecha sua função bélica, levando-o a um declínio em sua popularidade.
A partir dos séculos XVI e XVII, entretanto, a prática passou a ser cada vez mais tratada como desporto, com torneiros semelhantes aos atuais surgindo notadamente na Inglaterra.[4] O mais antigo torneio de tiro com arco registrado, o Scorton Arrow, foi disputado em 1673.[5] em Yorkshire.
O tiro com arco foi introduzido nos Jogos Olímpicos modernos em 1900, sendo disputado até 1920. A discrepância entre as regras aplicadas nos diferentes países fez com que a modalidade ficasse ausente do evento por várias décadas. A partir de 1972, em Munique, com a adoção das regras da Federação Internacional de Tiro com Arco, (FITA), por um número suficiente de países, o tiro com arco voltou à condição de desporto olímpico, a qual mantém até hoje.[4]

Equipamento

No tiro com arco moderno são utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto. Há também uma enorme variedade de arcos de origens étnicas, entre os quais inclui-se o longbow. São frequentemente feitos à mão, com materiais não industrializados e contam com competições específicas.

Arco Recurvo

É o único tipo de arco permitido nos Jogos Olímpicos. Basicamente um arco recurvo é composto por lâminas, punho e corda. Adicionalmente são costumeiramente acrescentados outros componentes, como mira, estabilizadores e outros.
O seu princípio de funcionamento baseia-se na acumulação de energia nas lâminas do arco, que são peças acopladas ao punho (local onde se segura o arco). Essas peças são feitas de madeira laminada ou materiais sintéticos, dentre os quais se destacam os compostos de carbono.

Arco Composto

O arco composto foi desenvolvido a partir dos anos 70 com a finalidade de alcançar maiores potências de tiro com menor esforço. O arco composto possui um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco, permitindo ao arqueiro reduzir a força que emprega enquanto tensiona o arco. Dessa forma, um arqueiro alcança facilmente maiores potências de tiro, a partir de 60 libras, o que torna o uso deste equipamento muito popular não só em competições, como também na caça esportiva de animais de grande porte.
A corda do arco, feita de kevlar e de outros materiais sintéticos de elevada resistência e durabilidade, deve ser esticada pelos três dedos centrais, com ambos os braços em linha reta, até encostar no queixo. Só depois de conseguir fazer naturalmente este movimento, sem esforço exagerado, é que o candidato a arqueiro começa a praticar com flechas.

Flecha

Flechas no centro do alvo.
A flecha consiste em uma haste de seção circular, possuindo na extremidade anterior uma ponta perfurante e na extremidade posterior um conjunto de três aletas estabilizadoras, conhecidas como penas. As penas são afixadas lateralmente no corpo da flecha, enquanto na extremidade propriamente dita é colocada uma peça em forma de "U", conhecida como nock, cuja finalidade é prender a flecha na corda do arco. As flechas modernas podem ser feitas de alumínio, madeira, de fibra de carbono com pontas de aço, nock plástico e aletas plásticas ou penas naturais deganso.

Alvo

Arqueira divisa um alvo ao ar livre.
Os alvos são feitos de papel simples ou entretelado, ou de materiais sintéticos, como o Tyvek®. Consiste em um diagrama de anéis concêntricos graduados de 10 a 6 a partir do centro, identificado pelas cores amarelo (10 e 9 pontos), vermelho (8 e 7) e azul (6 pontos). Nos torneios outdoor, o alvo é complementado com anéis no valor de 5 a 1, nas cores azul(5), preto (4 e 3) e branco (2 e 1). Quem manda uma flecha bem no meio, no número 10, "acerta na mosca", como é popularmente chamado o ponto central do alvo identificado com um sinal de +.
O tamanho do alvo obedece padrões internacionais de tamanho de acordo com a distância em que as flechas são atiradas. No início do aprendizado, alvos são colocados a cinco ou dez metros de distância. Com o tempo, o atleta começa a treinar com distâncias maiores, até chegar aos dezoito metros, medida padrão das competições em ambientes fechados (indoor). Em competições indoor cada arqueiro dispara duas séries de trinta flechas, totalizando sessenta flechas em alvos de 20 centímetros de diâmetro. Em torneios ao ar livre, o alvo chega a 122 cm de diâmetro para distâncias de até 90 metros.

Formas de competição

Algumas competições internacionais utilizam na fase de qualificação o chamado FITA Round, no qual os arqueiros atiram a distâncias de 90, 70, 50 e 30 metros para homens e 70, 60, 50 e 30 metros para mulheres, disparando 36 flechas em cada uma. Após isso segue-se do combate em duplas, que determinará o campeão do torneio.
Em alguns campeonatos é apenas feito o FITA Round. O título de Campeão Brasileiro de Tiro com Arco é atualmente dado ao vencedor do FITA Round.
Outra modalidade aplicada ao tiro com arco, é a prova indoor, onde o arqueiro ou arqueira, a 18 metros do alvo, atira dez séries de três tiros em 2 rounds, perfazendo o total de sessenta tiros, podendo alcançar um máximo de 600 pontos.

Tiro com arco nos Jogos Olímpicos

Torneio de tiro com arco em Atenas, 2004.
O programa olímpico integrou o tiro com arco entre os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 e os Jogos de 1920 (excepto em 1912), com provas muito diversas. O desporto regressou aos Jogos Olímpicos em 1972, sendo disputado apenas no individual até 1984, passando, a partir de 1988, a incluir a disputa por equipes.
Nos Jogos Olímpicos jogam-se quatro eventos de tiro com arco, todos realizados ao ar livre, utilizando um arco recurvo na distância de setenta metros. A prova é disputada individualmente e por equipes, por ambos os sexos.
Na rodada qualificatória, 64 arqueiros disparam 72 flechas (6 séries de 6 flechas em duas rodadas) sobre um alvo com 1,22 metro de diâmetro. A pontuação obtida é usada para formar as chaves da fase eliminatória (o 1º contra o 64º; o 2º contra o 63º e assim por diante). Na fase eliminatória e feito o "combate olímpico", disputa entre dois arqueiros a 70m na qual são disparadas 4 rodadas de 3 flechas, o arqueiro com a pontuação maior avança para a fase seguinte.
A Coreia do Sul é o país com maior tradição olímpica do Tiro com Arco. Desde os jogos de 1984, este país conquistou 16 das 26 medalhas de ouro no esporte. Em Pequim 2008, os atletas sul-coreanos estabelecerem cinco novos recordes olímpicos, um recorde mundial, e conquistaram sua sexta medalha de ouro consecutiva na competição por equipes femininas, além da terceira consecutiva por equipes masculinas.[6]

Referências

Taekwondo

Taekwondo, também grafado tae kwon dotaekwon-do ou TKD, é um esporte de combate de arte marcial. Hoje em dia, é também umdesporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.


Origem do nome

Em sentido literal, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
  • "Tae" (em Hangul: 태; em Hanja: 跆; lit.: pé)
  • "Kwon" (em Hangul: 권; em Hanja: 拳; lit.: mão)
  • "Do" (em Hangul: 도; em Hanja: 道; lit.: caminho)


Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão


Taekwondo em Portugal


O taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, actualmente 9ºDAN. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978 foram formados os primeiros cintos negros portugueses, tendo desde então sido formados em Portugal um número considerável de Cintos Negros. O fundador de TKD Português continuou a desenvolver a arte marcial não só em Portugal, mas também noutros países como os PALOPs, Israel, antiga URSS, etc.



Taekwondo do Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

Regras e conceitos


Proteções para a prática de competiçãosob as regras da WTF.
Juramento do Taekwondo:
  • Obedecer as regras do Taekwondo
  • Respeitar mestres e meus superiores
  • Nunca fazer mal uso do Taekwondo
  • Ser campeão da liberdade e justiça
  • Construir um mundo mais pacífico
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:
  • Respeito por hierarquias
  • Cortesia
  • Integridade
  • Perseverança
  • Auto controle
  • Espírito Indomável
Faz parte das artes marciais coreanas.

Federações

Chung Do Kwan

Conhecido como escola da onda azul, fundado por Wan Kuk Lee. Sua filial no Brasil é Presidida pelo Mestre Luis Cesar Nunes 7° DAN.

Internacional Taekwondo Federation (ITF)

Primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo General Choi Hong Hi

World Taekwondo Federation (WTF)

Federação que participas das olimpiadas, criada após Hong Choi Hi mudar a sede da ITF para o Canadá, por descontentamento com o governo coreano. Atualmete, esse eh o estilo mais treinado em academias de TKD.

Moo Duk Kwan

Grão Mestre Jung Roul Kim chegou ao Brasil em 1971 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim que chegou em agosto de 1968, na Bahia sediando-se em Cruz das Almas/Ba e começou a difundir os ensinamentos do Taekwondo na Faculdade de Agronomia. Gms. Jung Roul Kim permaneceu por um ano em Salvador e em seguida foi para Aracaju - SE e ficou um ano. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.

Taekwondo songahm

Criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee, que ensinava Taekwondo para tropas americanas na Koréia, e se mudou para os Estados Unidos para difundir a arte. Grão Mestre Haeng Ung Lee, inicialmente ensinava o estilo Chang On, da ITF, porém buscou aperfeiçoar o sistema de ensino, acrescentando chutes já nas fórmulas mais básicas e incluindo programas de treinamentos com armas tradicionais orientais. Hoje o sistema possui um currículo único dentre as demais "escolas", com fórmulas próprias, sequencias de luta, técnicas de defesas pessoais, armas, lutas de solo, artes marciais mistas, evoluindo constantemente, visando se tornar um estilo completo, porém tradicional.
O estilo Songahm é difundido pela Songahm Taekwondo Federation (STF), American Taekwondo Association (ATA) e World Traditional Taekwondo Union (WTTU), em diversos países do mundo, todos comandados a partir da Casa Central em Little Rock, capital do Arkansas, nos Estados Unidos.

Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.
Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
A sequência tradicional é a seguinte:

FaixaGub/DanImagem
Branca10º gubTaekwondo-10kup.svg
Branca ponta amarela9º gubTaekwondo-9kup.svg
Amarela8º gubTaekwondo-8kup.svg
Amarela ponta verde7º gubTaekwondo-7kup.svg
Verde6º gubTaekwondo-6kup.svg
Verde ponta azul5º gubTaekwondo-5kup.svg
Azul4º gubTaekwondo-4kup.svg
Azul ponta vermelha3º gubTaekwondo-3kup.svg
Vermelha2º gubTaekwondo-2kup.svg
Vermelha ponta preta1º gubTaekwondo-1kup.svg
Preta1º DanTaekwondo-1dan.svg

No estilo moo duk kwan a sequência de faixa é:
  • Branca (10º Gub)
  • Laranja (9º Gub)
  • Amarela (8º Gub)
  • Amarela Ponta verde (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Verde Ponta Azul (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Azul Ponta Vermelha (3º Gub)
  • Vermelha (2º Gub)
  • Vermelha Ponta preta (1º Gub)
  • Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)- apenas para praticantes com menos de 16 anos
  • Preta (1º ao 9º Dan)
Há ainda:
  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (8º Gub)
  • Laranja (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Cinza (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Roxa (3º Gub)
  • Vermelha Clara (2º Gub)
  • Vermelha Escura (1º Gub)
  • Preta (1º ao 9º Dan)
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.
A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.
No estilo songahm a sequência representa o crescimento de uma árvore de Pinheiro, em comparação com o desenvolvimento do praticante dentro da arte:
  • Branca
  • Laranja
  • Amarela
  • Camuflada (Cor de roupas militares), na qual o praticante começa a lutar em campeonatos.
  • Verde
  • Roxa
  • Azul
  • Marrom (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha e preta (Faixa preta recomendado)
  • Preta (1º Dan a 9º Dan) Sendo Mestre somente a partir do 6º Dan.
O 10º Dan é uma homenagem póstuma ao Grão Mestre Fundador Haeng Ung Lee.
E tambem há:
  • Branca
  • Branca ponta amarela
  • Amarela
  • Amarela ponta verde
  • Verde
  • Verde ponta azul
  • Azul
  • Azul ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha ponta preta
  • Preta (1º ao 10º DAN)
Obs.: DAN = GRAU

Lutas


Equipe de Taekwondo das forças armadas americanas durante um combate.
Pela WTF, ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 1 minuto e meio para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça a partir da faixa azul ponta vermelha.
No estilo taekwondo songahm o chute na cabeça é permitido em todas as faixas e a luta é decidida em 1 round de 2 minutos ou 5 pontos. Recentemente estão sendo incorporados nas competições de Faixas Pretas lutas de Bang Mang Ee (bastão curto) e Lutas de artes marciais integradas, com técnicas Judo, Jiu Jitsu, Muay Thay, Boxe, e claro, Taekwondo juntas.
Pela ITF o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois Rounds e em caso de empate há um terceiro Round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto Round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto.

Faixas

As cores mencionadas acima não foram escolhidas arbitrariamente. São, de fato, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Uma faixa metade preta e metade branca é usada pelo faixa-preta júnior com até treze anos de idade. Como o caráter moral é enfatizado no Taekwon-Do, e este está apenas em estágio de maturação, esta qualificação é apenas para o primeiro grau.

Significado das cores das faixas

BRANCA - Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento anterior sobre o taekwon-do.
AMARELA - Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwon-Do está sendo construído.
VERDE - Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwon-Do estão se desenvolvendo.
AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwon-Do progride.
VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwon-Do. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org

Paraquedismo

pára-quedismo (AO 1990paraquedismo) é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (BASE jumping), fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.




Modalidades

Existem várias modalidades de salto em pára-quedas:
Retirado do site: http://pt.wikipedia.org